Encerrando seu período à frente da presidência da Câmara de Vereadores de Iraí, Gilson Conzatti realizou um balanço do mandato, destacando as principais conquistas e desafios enfrentados ao longo de sua gestão.
Conzatti enfatizou o compromisso com a transparência, a eficiência e a proximidade com a população. “Nosso foco sempre foi garantir que as ações da Câmara estivessem alinhadas aos anseios da comunidade, promovendo uma gestão responsável e eficiente dos recursos públicos”, afirmou.
No mês de fevereiro Conzatti assumiu interinamente o cargo de prefeito de Iraí, onde realizou diversas ações em prol do município. Ao logo do ano, o chefe do Legislativo promoveu ações no parlamento, como a realização do Planejar, onde a partir da sugestão da comunidade foi lançado o PDI, Plano de Desenvolvimento de Iraí, que foi entregue aos candidatos ao Executivo Municipal.
Realizou a modernização administrativa no parlamento, adotando medidas importantes, como a instalação do elevador, aquisição do novo painel eletrônico e o veículo próprio da Câmara, investiu em energia solar, instalando 11 placas. Também é autor da lei que instituiu a Procuradoria da Causa Animal, conquistou e entregou um veículo para a Apae, entre outras ações.
Sobre seu comando foram realizadas 22 sessões ordinárias e três sessões extraordinárias, onde foram debatidos e aprovados 50 projetos de Lei do Poder Executivo, 17 projetos de Lei do Legislativo, 17 projetos de Resolução do Legislativo, 10 projetos de Decreto do Legislativo, 22 indicações e 27 moções.
Conzatti também foi o articulador entre a atual gestão e a futura administração para que fosse dado o reajuste salarial de 10% de aumento aos funcionários púbicos, bem como o congelamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o próximo ano.
Pela primeira vez sob a presidência do vereador Gilson Conzatti a Câmara Municipal passa a ter o direito de apresentar emendas impositivas individuais e de bancadas ao orçamento, sendo a pioneira na região. Essa conquista representa um marco na autonomia legislativa, permitindo aos vereadores direcionar parte dos recursos públicos para atender demandas específicas da comunidade. As emendas impositivas fortalecem o papel do Legislativo no planejamento orçamentário e garantem maior participação no atendimento das prioridades locais.
Também sob a gestão do presidente da Câmara, uma economia de R$ 750.981,24 (setecentos e cinquenta mil e novecentos e oitenta e um reais com vinte e quatro centavos), foi alcançada, demonstrando um compromisso com a responsabilidade fiscal e a eficiência na administração dos recursos públicos. O montante economizado foi devolvido aos cofres da prefeitura, reforçando a parceria entre os poderes Legislativo e Executivo para investir em ações prioritárias que beneficiem a população e promovam melhorias no município.
Por fim, o presidente da Casa de Leis, destacou que seu mandato foi transparente, buscando sempre o melhor para o município e para o legislativo, e agradeceu a Mesa Diretora, colegas vereadores e aos servidores pelos trabalhos e conquistas não somente neste ano, mas durante a legislatura. “Foi uma honra estar à frente da presidência da Câmara e trabalhar por uma cidade melhor. Saio com a consciência tranquila de ter dado o meu melhor para a população”, concluiu.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 31/12/2024
Câmara aprova Moção de Congratulação à ACI pelos 80 anos de história
Aprovado projeto que cria novo cargo de vigilante no quadro geral do município
Clério Larentis propõe ajuda de custo a estudantes que cursam agropecuária em Alpestre
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Câmara aprova incentivos à saúde, homenagens e cobra transparência do Executivo
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Aprovada criação das subsecretarias da Juventude e Desporto e dos Povos Indígenas em Iraí
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m