Durante sessão extraordinária realizada pela Câmara de Vereadores, foi aprovado o Projeto de Lei nº 017/2025, que autoriza o Poder Executivo Municipal a atualizar as metas do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), além de abrir crédito adicional especial no orçamento vigente. O projeto da nova UBS foi cadastrado em 2024, durante a gestão do ex-prefeito Antonio Vilson Bernardi e do ex-secretário municipal de Saúde, Edson Borges do Canto.
O objetivo da iniciativa é viabilizar a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte III no município, com investimento previsto de R$ 2.783.622,00, oriundo de recursos do Governo Federal por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), na área da saúde.
A construção da nova unidade se mostra necessária diante da atual estrutura da saúde municipal. A única UBS existente foi edificada há mais de 30 anos e, apesar de ter passado por reformas e adequações ao longo do tempo, já não atende de forma satisfatória às demandas da população nem à complexidade das equipes e serviços atualmente ofertados. A unidade abriga três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), equipes de Saúde Bucal, Equipe Multiprofissional, Farmácia Básica, setor de Vigilância em Saúde e ambulatório.
Com a nova UBS será proporcionado melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde, mais conforto e eficiência no atendimento à população. O projeto contempla espaços adequados para atividades coletivas, reuniões de equipe e a ampliação de serviços essenciais, com um fluxo de atendimento mais organizado. A expectativa é de que a obra represente um avanço significativo para a Atenção Básica, garantindo maior acesso aos serviços de saúde com qualidade, humanização e dignidade.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 23/04/2025
Câmara aprova Moção de Congratulação à ACI pelos 80 anos de história
Aprovado projeto que cria novo cargo de vigilante no quadro geral do município
Clério Larentis propõe ajuda de custo a estudantes que cursam agropecuária em Alpestre
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Câmara aprova incentivos à saúde, homenagens e cobra transparência do Executivo
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Aprovada criação das subsecretarias da Juventude e Desporto e dos Povos Indígenas em Iraí
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m