O Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Martins, acompanhado pelos vereadores Clerio Larentis, Maristela Panegalli, Jadir Jacinto, Ana Paula Rodrigues, Jair Barros da Silva, Franciele Diotti e Nelci Franciscone do Amaral, cumpriram uma extensa agenda de compromissos entre os dias 7 e 8, na Assembleia Legislativa e nas Secretarias de Estado em Porto Alegre. Na oportunidade, trataram sobre demandas do município e reivindicaram o apoio de vários deputados em prol da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), pedindo para que votem contra a privatização da mesma.
Durante as reuniões, os vereadores entregaram a Moção de Repúdio Nº 015/2021 assinada e aprovada por todos os edis, sendo todos contra a privatização. Ainda de acordo com eles, foi colocado para cada deputado que a água é o maior bem do povo e que os principais prejudicados com a privatização serão os pequenos municípios e as populações mais pobres, que por natureza não são rentáveis a uma empresa privada e que a Corsan é patrimônio dos gaúchos, pois qualquer atitude impensável dos parlamentares poderá acarretar num erro fatal para população gaúcha.
De acordo com a comitiva iraiense, vários deputados são contra a privatização e que irão conversar com suas bancadas para que todos votem contra a privatização da Corsan, pois sabem da importância da companhia.
Conforme o anúncio feito pelo governador, apesar de atender mais de 300 municípios do Estado, a instituição não teria capacidade de investimentos para se adequar ao novo Marco Regulatório do Saneamento. Aprovado em 2020 pelo Congresso Nacional, o projeto prevê a universalização do serviço de esgotamento sanitário até 2033, porém nos últimos quatro anos a Corsan gerou mais de R$ 1,2 bilhões de lucro aos cofres do Estado. Além disso, ela tem um papel fundamental na sociedade, prestando serviço social fundamental com tarifas baixas.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data: 13/04/2021
Câmara aprova Moção de Congratulação à ACI pelos 80 anos de história
Aprovado projeto que cria novo cargo de vigilante no quadro geral do município
Clério Larentis propõe ajuda de custo a estudantes que cursam agropecuária em Alpestre
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Câmara aprova incentivos à saúde, homenagens e cobra transparência do Executivo
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Aprovada criação das subsecretarias da Juventude e Desporto e dos Povos Indígenas em Iraí
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m