A vice-presidente da Câmara de Vereadores de Iraí, Maristela Panegalli, foi nomeada pelo presidente da UVB, Gilson Conzatti, como conselheira consultiva da União dos Vereadores do Brasil. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira, 28, durante a Programação do Encontro Nacional de Legislativos Municipais e Fórum da Mulher Parlamentar, na Capital Federal.
Para presidente do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar da UVB, foi a vereadora do município de Serrinha (BA), Edylene Ferreira; primeira vice-presidente, Luana Neiland (Tunas/RS); segunda vice-presidente, Larissa Rosado (Mossoró/RN); Secretaria Geral, Lívia Maia (Limoeiro do Norte-CE), primeira Secretaria Adjunta, Viviane Peixoto de Santana Amorgosa (BA); segunda Secretária Adjunta, Maria Abadia de Castro e Souza (Vianópolis/GO).
O Conselho Consultivo ficou definido assim: Maristela Panegalli (Iraí/RS), Luirce Teixeira Paz (Cruz Alta/RS), Zezilia dos Santos Martins (Luís Eduardo Magalhães/BA), Elany Santos Silva (Grajaú/MA), Daiana Bastos (Luís Eduardo Magalhães/BA), Rafaela Ferreira (Valencia do Piauí /PI) e Carla Menezes de Saldanha Marinho (RS).
A Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve presente no evento. À frente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) desde janeiro de 2019, Damares continua o trabalho incessante em prol dos direitos de mulheres, crianças, adolescentes, jovens, idosos, pessoas com deficiência, povos e comunidades tradicionais e da família.
Em sua participação no Fórum Nacional da Mulher Parlamentar, alertou aos vereadores e vereadoras presentes sobre a importância de projetos de implantação nos municípios, como rede de proteção as mulheres, idosos, crianças e adolescente que sofrem violência Doméstica que tem crescido em meio á pandemia da Covid-19 em razão das medidas de isolamento social.
O governo disponibiliza os canais de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o Disque 100, o Ligue 180 e o aplicativo Direitos Humanos Brasil, responsáveis por receber, ouvir e encaminhar denúncias de violações aos direitos humanos. Pelo aplicativo é possível, inclusive, enviar fotos e vídeos que, segundo Damares, já antecipam a prova do crime. Todos esses canais também estão acessíveis em Libras, para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. De acordo com Damares, o Ministério da Justiça e Segurança Pública também trabalha para que todos os estados tenham boletim de ocorrência online para violência doméstica. A ferramenta, segundo ela, já está disponível em 14 estados.
A ministra também manifestou preocupação com a violência contra o idoso e disse que, além da violência física, nesse caso, há também a violência patrimonial. Segundo ela, há denúncias de que parentes e pessoas próximas de idosos estão utilizando procurações para fazer antecipação de herança ou venda de imóveis.
No município de Iraí, a vereadora Maristela é a Procuradora da Mulher do Poder Legislativo de Iraí, onde o principal objetivo é o de zelar pela defesa dos direitos da mulher.
O Fórum Nacional da Mulher Parlamentar é um órgão consultivo da UVB, conforme o estatuto da entidade municipalista do legislativo municipal. O mandato da diretoria tem duração de um ano, e se encerra em abril de 2022.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data: 28/04/2021
Câmara aprova Moção de Congratulação à ACI pelos 80 anos de história
Aprovado projeto que cria novo cargo de vigilante no quadro geral do município
Clério Larentis propõe ajuda de custo a estudantes que cursam agropecuária em Alpestre
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Câmara aprova incentivos à saúde, homenagens e cobra transparência do Executivo
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Aprovada criação das subsecretarias da Juventude e Desporto e dos Povos Indígenas em Iraí
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m