A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Iraí, promoveu na noite da terça-feira, 15, reunião que teve por objetivo esclarecer e orientar os presentes sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e sobre o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), no qual a Secretaria defende a importância e acredita que as empresas precisam estar cadastradas, pois o principal objetivo do cadastro é promover a legalização e formalização dos prestadores de serviços turísticos do Brasil e abrir a possibilidade para que empreendedores locais tenham acesso aos projetos e programas do Governo Federal. O cadastramento pode ser feito online e gratuito, através do site http://cadastur.turismo.gov.br. Na ocasião, representantes da Cresol participaram do encontro onde explicaram aos participantes sobre linha de crédito, taxas de juros e prazos de Fundos disponíveis para investimentos na área de turismo.
O cadastro é obrigatório para as atividades constantes nas leis Nº 11.771/08 e Nº 8.623/93: agências de turismo, hotelaria, guias de turismo, transportadoras e acampamentos turísticos, organizadores de eventos e parques temáticos. Opcionalmente também pode se cadastrar empresas como restaurantes, cafeterias, bares, lojas varejistas, salões de beleza, barbearias e similares, centro de convenções, parques aquáticos temáticos, empreendimentos de equipamentos de entretenimento e lazer, marinas com serviço de turismo náutico, locais de apoio à pesca desportiva, casas de espetáculos, empresas de apoio a eventos e locadores de veículos para turistas. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Martins, o Cadastur é de suma importância para os empresários que atuam nas áreas ligadas ao turismo, pois através dele é possível garantir diversas vantagens como novas oportunidades de investimentos e negócios.
A reunião, realizada na Biblioteca Pública Municipal “Padre José Borgert”, contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Martins; da vice-presidente da Câmara, Maristela Panegalli; do vereador Clerio Larentis; vice-prefeito, Esequiel Tonial; secretária do Turismo, Marcia Bernardi; presidente da ACI, Marco Antônio Scheffer; chefe do Escritório local da Emater, extencionista Vanessa Dal Canton, e diversos empresários do município.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Assessoria de imprensa
Data: 16/06/2021
Câmara aprova Moção de Congratulação à ACI pelos 80 anos de história
Aprovado projeto que cria novo cargo de vigilante no quadro geral do município
Clério Larentis propõe ajuda de custo a estudantes que cursam agropecuária em Alpestre
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Câmara aprova incentivos à saúde, homenagens e cobra transparência do Executivo
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Aprovada criação das subsecretarias da Juventude e Desporto e dos Povos Indígenas em Iraí
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m