O Poder Legislativo promoveu na última quinta-feira, 4, sua 21ª sessão ordinária. Na ocasião, o Plenário realizou a entrega do título de Cidadão Honorário ao médico Marcelo Lopes Igansi, pela sua atuação na área da medicina no município. A homenagem foi proposta pelo vereador Gilson Conzatti em 2020, quando era presidente da Casa, que por motivos pessoais Marcelo não pode comparecer na sessão solene.
O Título de Cidadão Honorário é uma homenagem prestada pelo Legislativo aos cidadãos que se destacam na comunidade pelos relevantes serviços prestados. A honraria equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial, onde o agraciado passa a ser a um irmão, um conterrâneo, filho da terra.
Na entrega, foi destacado a trajetória do Dr. Marcelo, que é natural do município gaúcho Canguçu, nasceu no dia 31 de dezembro de 1973. Filho de Nelza Lopes Igansi, professora e João Carlos Igansi, comerciante. Duas áreas que teriam influência nas suas escolhas futuras, pois começou a trabalhar no comércio aos 16 anos e dedicou- se com afinco aos estudos.
Marcelo ingressou no Curso de Medicina da Universidade Federal de Rio Grande, em 1993 onde conheceu sua futura esposa e também médica Vanessa Strapasson Pizzolatti. Formou- se no ano de 1998 e ingressou como oficial médico no comando do quinto Distrito Naval da Marinha do Brasil em Rio Grande, saindo em 2000 para realizar a residência médica em Cirurgia Geral. Já como Cirurgião, recebeu o convite para trabalhar como Médico no município de Iraí e em especial na Aldeia Indígena no final de 2001.Mudou se definitivamente para esta cidade em 2002. Casou- se com a iraiense e colega Vanessa no ano de 2002, com quem teve dois filhos, Arthur e Bruno.
Realizou Especialização médica em Endoscopia e Colonoscopia na Fundação Gaúcha de Gastroenterologia no ano 2007 e 2008. É pós graduado em Saúde Indígena e um dos médicos mais antigos da Secretaria de Saúde Indígena do Brasil (SESAI).
Igansi é médico concursado da Secretaria de Saúde de Iraí, cirurgião do Corpo Clínico dos Hospitais de Iraí e Palmitos-SC, e Médico Conselheiro da Associação Médica do Rio Grande do Sul desde 2012 e recentemente formou-se em Medicina do Tráfego.
Em seu pronunciamento Marcelo que é conhecido pelo seu temperamento calmo e tranquilo demonstrou gratidão aos seus familiares e aos vereadores, em especial Gilson, Paulo Martins e Ana Paula Rodrigues. Também destacou que trabalha na área da saúde de Iraí há 20 anos, sendo no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e na saúde indígena. Salientou ainda que sua história com o município é abençoada e iluminada, pois aqui casou com sua esposa e onde nasceram seus dois filhos.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 08/11/2021
24 de Maio – Dia de Nossa Senhora Auxiliadora - Padroeira do Município de Iraí
Câmara aprova Moção de Congratulação à ACI pelos 80 anos de história
Aprovado projeto que cria novo cargo de vigilante no quadro geral do município
Clério Larentis propõe ajuda de custo a estudantes que cursam agropecuária em Alpestre
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Câmara aprova incentivos à saúde, homenagens e cobra transparência do Executivo
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m