Tendo em vista as constantes secas e a preocupação com as comunidades Santa Júlia, Águas Firas e a comunidade indígena Goy Veso, que enfrentam problemas sérios de abastecimento de água, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Martins; o prefeito em exercício, Esequiel Tonial; o vereador Jair Barros e o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, João Paulo Amaro, participaram na manhã desta quarta-feira, 24, de reunião no Ministério Público com o Promotor de Justiça, Dr. Márcio Luigi Teixeira Pinto.
Durante a reunião foi relatado ao promotor que os moradores da linha Santa Júlia estão enfrentando uma situação de escassez hídrica grave, onde a utilização de poços artesianos não é mais o suficiente para atender as famílias que lá residem. Na ocasião, o prefeito em exercício, Esequiel Tonial, destacou que já ocorreu a troca de bombas e do encanamento, mas mesmo assim o problema da falta de água persiste e que atualmente não existe rede de distribuição e de abastecimento na comunidade.
Já o Chefe do Legislativo, Paulo Martins, destacou que existe a possibilidade técnica de que seja solicitado à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), por meio da gerência regional, a conexão da tubulação já existente de abastecimento até a comunidade de Santa Júlia, o que consistiria numa aplicação de 1,9 quilômetros de rede atual, pois dentro das comunidades do interior, já possui encanamento para a distribuição das casas ali situadas, sendo só o caso de aplicação da rede para que chegue até o reservatório de distribuição da comunidade de Águas Frias, onde haveria a distribuição para três comunidades.
Também foi abordado a necessidade de que se discuta o fornecimento de água até a comunidade indígena Goy Veso localizada no antigo Patronato, às margens da BR 386.
O Ministério Público irá coletar as informações da Corsan com relação à viabilidade de extensão da rede de abastecimento da água às comunidades de Águas Frias, Santa Júlia e para a Goy Veso.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 24/11/2021
24 de Maio – Dia de Nossa Senhora Auxiliadora - Padroeira do Município de Iraí
Câmara aprova Moção de Congratulação à ACI pelos 80 anos de história
Aprovado projeto que cria novo cargo de vigilante no quadro geral do município
Clério Larentis propõe ajuda de custo a estudantes que cursam agropecuária em Alpestre
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Câmara aprova incentivos à saúde, homenagens e cobra transparência do Executivo
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m