O Poder Legislativo realizou na manhã da última segunda-feira, 27, sua última sessão ordinária do ano no plenário da Câmara, Luiz Baldin, com transmissão ao vivo pela página oficial no Facebook e pela rádio Marabá.
Conduzida pelo presidente, o vereador Paulo Martins, a sessão teve na pauta quatro projetos de autoria do Executivo e um projeto de Lei do Legislativo. Os trabalhos iniciaram com a leitura da ata da sessão anterior pela assessora parlamentar, Deisi Munch, que foi aprovada por unanimidade. Em seguida, o presidente solicitou a vereadora e primeira-secretária da Casa; vereadora, Franciele Diotti, para iniciar o Expediente com a leitura das correspondências recebidas, e dos projetos, sendo todos debatidos entre os edis e aprovados por unanimidade com emendas.
Durante a reunião, os projetos do Executivo aprovados pelos vereadores foram o PL Nº 069/21, aprovado por unanimidade, que estima a receita e fixa a despesa do município de Iraí-RS, para o exercício financeiro de 2022. O PL Nº 075/21, aprovado por unanimidade, que altera o prazo para solicitação de isenções e dá outras providências. Outro projeto aprovado por unanimidade foi o PL Nº 076/21, que autoriza o Executivo Municipal a manter contratos emergenciais de profissionais vinculados a educação infantil, no período de férias escolares visando atender necessidade temporária de excepcional interesse público e dá outras providências. Já o PL Nº 077/21, foi aprovado por unanimidade com Emenda Aditiva N.º 001/2021 (disponível no site da Câmara), que autoriza a concessão de imóvel urbano.
Os vereadores também aprovaram em segundo turno o Projeto de Lei do Legislativo Nº 002/21, que altera a redação da Lei orgânica Municipal. O Projeto foi encaminhado ao Plenário pela Comissão Especial da Lei Orgânica Municipal, que após um intenso trabalho de seus integrantes, juntamente com os Poderes Legislativo e Executivo, onde promoveram diversas reuniões, encontros com o Ministério Público, concluíram os trabalhos de modernização da Lei Orgânica Municipal.
Na sessão, foi realizada a entrega da MOÇÃO DE RECONHECIMENTO, a Comissão especial de Estudos da Lei Orgânica Municipal, composta por: Sr. Dorvalino João Uez, Sr. Germano José Hartmann, Sr. Antônio Vilson Bernardi, Sr. Jarbas Paula de Souza Junior e Sra. Ana Cristina Franco e Danilo Falcão, pelo excelente trabalho prestado de forma voluntária em prol da elaboração, correção e discussão da nova redação da Lei Orgânica Municipal.
Por fim, foi realizada a eleição da Mesa Diretora para o exercício de 2022. Com apresentação de apenas uma chapa, a composição fiou formada pelo presidente, Gilson Conzatti; vice-presidente, Jair Barros; primeira-secretária, Ana Paula Rodrigues; segunda-secretária, Franciele Diotti; Membro da Comissão Representativa, Maristela Panegalli. A posse será automática no dia 1º de janeiro de 2022.
Os pronunciamentos de cada vereador, prefeito e dos membros da Comissão especial de Estudos da Lei Orgânica Municipal estão disponíveis no site oficial da Câmara.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 28/12/2021
24 de Maio – Dia de Nossa Senhora Auxiliadora - Padroeira do Município de Iraí
Câmara aprova Moção de Congratulação à ACI pelos 80 anos de história
Aprovado projeto que cria novo cargo de vigilante no quadro geral do município
Clério Larentis propõe ajuda de custo a estudantes que cursam agropecuária em Alpestre
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Câmara aprova incentivos à saúde, homenagens e cobra transparência do Executivo
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m