O presidente da Câmara Municipal de Iraí, vereador Paulo Martins, promulgou no dia 27, durante a última Sessão Ordinária do ano. A matéria foi aprovada em dois turnos na Casa, através do Projeto de Lei do Legislativo Nº 002/2021, com três emendas, sendo duas aprovadas por unanimidade e uma reprovada com o voto de minerva do presidente Paulo Martins.
O Projeto foi encaminhado ao Plenário pelo presidente da Comissão Especial da Lei Orgânica Municipal e vereador Gilson Conzatti, que após um intenso trabalho por parte da Comissão, juntamente com os Poderes Legislativo e Executivo, onde promoveram diversas reuniões, encontros com o Ministério Público, os integrantes debateram, pontuaram e finalizaram os trabalhos de modernização da Lei Orgânica Municipal.
A Lei Orgânica de Iraí, que desde sua aprovação em 7 de abril de 1990, nunca passou por uma revisão, que com o passar do tempo, teve seus conteúdos defasados, em razão de situações como alterações constitucionais, decisões do Poder Judiciário e modificações locais.
Para o presidente da Comissão de Estudos, Gilson Conzatti, a nova Lei Orgânica é um marco para o Poder Legislativo e ao município de Iraí. Já o coordenador dos trabalhos, Germano Hartmann, destacou que a comissão pontuou e revisou artigo por artigo, analisando as leis estaduais, federais e municipais, objetivando atender as reais necessidades de Iraí.
O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Martins, destacou que com as intensas evoluções nas leis em âmbito nacional, é necessária a realização de uma atualização das leis que regem a sociedade iraiense. “Um dos papéis dos vereadores é justamente elaborar ou revisar a Lei Orgânica do Município, que é a maior lei de uma cidade, é uma espécie de Constituição do Município, pois é formada por um conjunto de normas que disciplinam as regras de funcionamento da administração pública e dos poderes municipais”, destacou Martins.
A LOM é um volume que estabelece as regras básicas de funcionamento da administração e dos poderes municipais, determinando as atribuições do prefeito, da Câmara dos Vereadores, as políticas públicas do município. O novo texto, passará a vigorar com redação mais moderna e com dispositivos que reforçam a fiscalização da gestão pública, com trechos readequados às legislações federal e estadual.
A Comissão especial de Estudos da Lei Orgânica Municipal, é composta por: presidente, Vereador Gilson Conzatti; prefeito, Antônio Vilson Bernardi; Coordenador de Estudos, Germano José Hartmann; Dr. Dorvalino João Uez; Dr. Ana Cristina Franco; Dr. Jarbas Paula de Souza Junior e Dr. Danilo Falcão.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 31/12/2021
24 de Maio – Dia de Nossa Senhora Auxiliadora - Padroeira do Município de Iraí
Câmara aprova Moção de Congratulação à ACI pelos 80 anos de história
Aprovado projeto que cria novo cargo de vigilante no quadro geral do município
Clério Larentis propõe ajuda de custo a estudantes que cursam agropecuária em Alpestre
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Câmara aprova incentivos à saúde, homenagens e cobra transparência do Executivo
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m