Durante a última sessão ordinária de 2021, realizada no dia 27 de dezembro, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, sem emendas, o Projeto de Lei Nº 075/2021, de autoria do Poder Executivo, que tem por finalidade atualizar o prazo para solicitação da isenção do Imposto Territorial Urbano (IPTU), referente ao exercício de 2022, tendo em vista que entrou em vigor o Novo Código Tributário Municipal, Lei Nº3.275/2021.
Recentemente a Administração Municipal, através do Setor de Tributos, divulgou que está aberto, de forma excepcional, o prazo para solicitar isenção do IPTU 2022, até o dia 31 de janeiro.
A solicitação deverá ser feita no Setor de Tributos da Prefeitura e para ter direito o contribuinte terá que cumprir com as regras estabelecidas no novo Código Tributário Municipal.
Confira quais os critérios para solicitar a isenção do Imposto Territorial Urbano (IPTU)
I - sejam sociedades civis sem fins lucrativos;
II - aposentado, pensionista ou carente, que possua no mínimo 60 anos de idade, desde que a renda mensal de sua família, não seja superior a dois salários mínimos e seja proprietário ou usufrutuário de um único imóvel de uso exclusivo residencial, ocupado por ele próprio e desde que o valor venal do imóvel para fins de cobrança de IPTU não ultrapasse o valor de R$ 25 mil UFMI (Unidade Fiscal Municipal de Iraí);
III - seja portador de necessidades especiais ou de doença grave que exija tratamento medicamentoso ininterrupto, caracterizando situação social de precariedade financeira, desde que atendam as disposições legais constantes na Lei Nº 3.275/2021.
A Lei também estabelece que as chácaras urbanas, com área superior a dois mil metros quadrados, localizadas nos setores 4 e 5, quando comprovadamente utilizadas para fins agrícolas ou pecuários, ficarão isentas de incidência do IPTU. A comprovação precisa ser realizada através de documentação. Para saber mais sobre os documentos necessários, os proprietários devem procurar o Setor de Tributos.
O Setor de Tributos alerta que ficam excluídos da isenção, assim como de qualquer incentivo ou benefício fiscal, o imóvel que se encontre por qualquer forma, em infração a dispositivos legais ou em débito perante a fazenda municipal.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3745 -1288, ramal 221, no Setor de Tributos.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 10/01/2022
24 de Maio – Dia de Nossa Senhora Auxiliadora - Padroeira do Município de Iraí
Câmara aprova Moção de Congratulação à ACI pelos 80 anos de história
Aprovado projeto que cria novo cargo de vigilante no quadro geral do município
Clério Larentis propõe ajuda de custo a estudantes que cursam agropecuária em Alpestre
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Câmara aprova incentivos à saúde, homenagens e cobra transparência do Executivo
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m