O vereador Paulo Martins participou na tarde da quarta-feira, 02, de reunião no Ministério Público com o Promotor de Justiça, Dr. Márcio Luigi Teixeira Pinto. Em pauta, o descaso por parte da RGE com a comunidade iraiense após o violento temporal que atingiu o município no dia 24 de janeiro.
Na ocasião, Martins relatou que a demora da empresa Rio Grande Energia (RGE) em atender o município gerou diversos transtornos a comunidade e prejuízos financeiros a diversos comerciantes. O vereador informou ao Ministério Público que ao questionar a equipe da Corsan pela suposta demora em solucionar o problema envolvendo o cabeamento da bomba de captação de água, foi informado que a estatal efetuou diversos contatos com a RGE para solucionar a o problema ocasionado por dois cabos de energia. Mas infelizmente, a concessionária somente solucionou o problema de falta de energia depois de mais de 24 horas. Também foi relatado a demora por parte da RGE em reparar os danos ocasionados pelo temporal, deixando parte da cidade sem energia elétrica por mais de 24 horas e outras áreas quase 48 horas.
Durante a audiência, o vereador Paulo Martins, destacou que está pedindo mais comprometimento por parte da RGE com o município, pois além do descaso do dia 24 de janeiro, é constante as quedas de energia, oscilação de energia e ainda existe vários postes de madeira que apresentam risco de queda. Martins solicitou ao Ministério Público ajuda para interceder junto a empresa por esclarecimentos. O Ministério Público irá oficiar á empresa para que esclareça sobre a demora no atendimento a comunidade.
Microexplosão pode ter atingido Iraí
Segundo a análise feita pela MetSul, sugere que, uma microexplosão atmosférica (downburst) atingiu Iraí. Trata-se de uma corrente de vento descendente violenta que desce de uma nuvem de tempestade e que ao alcançar a superfície traz vento destrutivo que se expande de forma radial.
Os danos podem ser tão significativos que muitas vezes são confundidos com o de um tornado. O vento neste tipo de fenômeno, em alguns casos, pode passar facilmente se aproximar ou passar de 150 km/h, apesar de casos nos Estados Unidos de rajadas em descendentes (downbursts) de até 200 km/h ou mais.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 03/02/2022
24 de Maio – Dia de Nossa Senhora Auxiliadora - Padroeira do Município de Iraí
Câmara aprova Moção de Congratulação à ACI pelos 80 anos de história
Aprovado projeto que cria novo cargo de vigilante no quadro geral do município
Clério Larentis propõe ajuda de custo a estudantes que cursam agropecuária em Alpestre
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Câmara aprova incentivos à saúde, homenagens e cobra transparência do Executivo
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m