O Poder Legislativo de Iraí, em sessão ordinária realizada no dia 02 de setembro, aprovou por oito votos favoráveis, o Projeto de Lei do Legislativo Nº 012/24, que instituí a Criação do Cadastro Único das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Município de Iraí.
De autoria do vice-presidente da Casa, Paulo Martins, a Lei Nº 507/24, tem o objetivo de ter uma base sólida de dados sobre o número de pessoas com autismo no município de Iraí. O cadastro será constituído a partir de informações apresentadas por hospitais, clínicas e unidades de saúde, das redes pública e privada, em que as pessoas com TEA recebam atendimento. Também poderão ser obtidas informações junto a outras instituições que prestem atendimento ao público com TEA. O cadastro será utilizado para a criação de políticas públicas mais eficientes para essas pessoas.
Segundo o vereador Paulo Martins, dados estatísticos tornam-se necessários para construir, articular e desenvolver estratégias que atendam às necessidades desse público específico, principalmente nas áreas da saúde, da educação e da assistência social, considerando que esse público é composto por todas as faixas etárias.
Conforme o último relatório expedido em 2023 pelo Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC) em português, dos Estados Unidos, que são atualizados a cada dois anos com dados obtidos em 2020, 1 a cada 36 crianças americanas de 8 anos são autistas. Estima-se que no Brasil haja, aproximadamente, 2 milhões de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, se fizer a mesma proporção utilizada pelo CDC, chegaríamos a 5,95 milhões de autistas no Brasil.
O cadastro é realizado na Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Habitação, sendo obrigatório apresentar o laudo médico e os documentos pessoais pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 01/11/2024
24 de Maio – Dia de Nossa Senhora Auxiliadora - Padroeira do Município de Iraí
Câmara aprova Moção de Congratulação à ACI pelos 80 anos de história
Aprovado projeto que cria novo cargo de vigilante no quadro geral do município
Clério Larentis propõe ajuda de custo a estudantes que cursam agropecuária em Alpestre
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Câmara aprova incentivos à saúde, homenagens e cobra transparência do Executivo
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m