O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007, e é celebrado anualmente no dia 2 de abril. É uma data importante para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo fundamental a propagação de informação de qualidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo afeta uma em cada 100 crianças no mundo.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico, que não apresenta cura, mas pode ter seus sintomas suavizados com um acompanhamento adequado e precoce do paciente. O TEA é observado logo nos primeiros anos de vida, mas os sintomas nem sempre são os mesmos para todos os indivíduos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o transtorno caracteriza-se por “dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritivos”.
No Brasil, existe uma Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, conhecida como Lei Berenice Piana, criada em 2012, que garante aos autistas o diagnóstico precoce, tratamento, terapias e medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além do acesso à educação, proteção social e trabalho.
No ano de 2020, foi sancionada a Lei nº 13.977 (de 08 de janeiro), que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A lei ficou conhecida como “Lei Romeo Mion” - filho do apresentador Marcos Mion - que é uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De acordo com a lei, a pessoa com TEA tem direito a uma carteira de identificação com o objetivo de garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social para esse público.
Para identificar a prioridade à pessoa com TEA, é utilizada uma fita com desenho de quebra-cabeças, que é o símbolo mundial de conscientização do Transtorno do Espectro Autista.
Na manhã da segunda-feira, 1º, o vice-presidente da Câmara, o vereador Paulo Martins, protocolou na sala administrativa da Casa de Leis, o Projeto de Lei do Legislativo nº 006/2024, que Institui a Semana de Conscientização sobre o Autismo no município de Iraí, que será realizado anualmente entre os dias 2 a 8 de abril, que tem por objetivo informar e orientar a população sobre o autismo, a importância do diagnóstico precoce, as formas de tratamento, os serviços de apoio à família e respeito ao cidadão autista.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 02/04/2024
24 de Maio – Dia de Nossa Senhora Auxiliadora - Padroeira do Município de Iraí
Câmara aprova Moção de Congratulação à ACI pelos 80 anos de história
Aprovado projeto que cria novo cargo de vigilante no quadro geral do município
Clério Larentis propõe ajuda de custo a estudantes que cursam agropecuária em Alpestre
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Câmara aprova incentivos à saúde, homenagens e cobra transparência do Executivo
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m