O Poder Executivo de Iraí publicou na tarde desta quarta-feira, 24, um novo decreto reforçando medidas para combater o Coronavírus (Covid-19) no município, restringindo e autorizando o funcionamento de algumas atividades, desde que sejam cumpridos todos os protocolos de segurança e de saúde. O Decreto Nº 015/21, que reitera o Estado de Calamidade Pública e possibilita a adoção do Sistema de Cogestão.
Com adoção do sistema de cogestão, a população deverá adotar os protocolos de bandeira vermelha, mais as determinações impostas pelo Decreto Estadual Nº 55.769, que estabelece a suspensão geral de atividades no período noturno, compreendido entre às 20 horas até às 05 horas, visando reduzir a circulação de pessoas e, consequentemente, a propagação do vírus.
A região 15-20, na qual o município de Iraí faz parte, encontra-se em Bandeira Preta. Entretanto, o Governador do Estado do Rio Grande do Sul manteve a possibilidade dos municípios adotarem o sistema de Cogestão na Região, com a implementação de novas e mais rígidas restrições, as quais devem ser imediatamente cumpridas pela população, sendo elas:
* Proibido a abertura para atendimento ao público de todo e qualquer estabelecimento, durante o horário compreendido entre às 20 horas até às 5 horas (com exceção de farmácias, hospitais, clínicas médicas, funerárias e postos de combustíveis-exclusivo para abastecimento). Após às 20 horas fica permitido exclusivamente o sistema de tele entregas.
* Fica expressamente proibido a realização de festas, reuniões ou eventos, formação de filas e aglomerações de pessoas nos recintos ou nas áreas internas e externas de circulação ou de espera, como calçadas, áreas públicas ou privadas.
* Fica determinado aos estabelecimentos comerciais e empresariais para que imediatamente programem e exijam as normas básicas de prevenção e controle da propagação do vírus sendo uso de máscara, álcool gel, distanciamento interpessoal, atendimento presencial restrito, sob pena das penalidades cabíveis.
O descumprimento das normas exigidas constitui crime, nos termos do disposto no art. 268 do Código Penal, infringir determinação do Poder Público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.
As orientações sobre o novo Decreto Municipal Nº 015/2021 em Iraí, com as novas medidas estão disponíveis no link abaixo:
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data: 24/02/2021
Câmara aprova Moção de Congratulação à ACI pelos 80 anos de história
Aprovado projeto que cria novo cargo de vigilante no quadro geral do município
Clério Larentis propõe ajuda de custo a estudantes que cursam agropecuária em Alpestre
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Câmara aprova incentivos à saúde, homenagens e cobra transparência do Executivo
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Aprovada criação das subsecretarias da Juventude e Desporto e dos Povos Indígenas em Iraí
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m