O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Martins, juntamente com a vice-presidente da Câmara, Maristela Panegalli, os vereadores Clerio Larentis, Jair Barros, Franciele Diotti e Gilson Conzatti, participaram na noite desta quarta-feira, 30, de reunião promovida pelo Executivo sobre regularização fundiária. O encontro, realizado no Minuano CTG, contou com a presença do prefeito Antonio Vilson Bernardi, vice-prefeito Esequiel Tonial, do Promotor de Justiça Márcio Luigi Teixeira Pinto, coordenador do Creas Marco Lira, do engenheiro civil Mateus da Cruz e representantes da representantes da Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina (ADEHASC).
Aproximadamente 25 moradores das casas populares estiveram presentes no Centro de Tradições Gaúchas, onde todos acompanharam as explicações dos representantes da ADEHASC sobre os benefícios da regularização fundiária, bem como, tiveram a oportunidade de sanar todas as dúvidas referentes ao tema.
O sonho dessas famílias em ter a situação regularizada se tornou possível quando os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Nº 029/2021, de autoria do Governo Municipal de Iraí, encaminhado em março deste ao legislativo. Com isso a Administração ficou autorizada a firmar convênio com a Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina (ADEHASC), possibilitando a realização de procedimentos administrativos que permitirão aos munícipes, a legalização do lote/terreno e loteamento informal, concedendo o título de propriedade (matrícula) ao proprietário junto ao Cartório de Registro de Imóveis da Comarca, daqueles lotes/terrenos que estiverem em área de risco ou de preservação permanente, conforme determina e possibilita a REURB, através da Lei 13.465/2017.
O procedimento de regularização fundiária consiste em um conjunto de ações que visa normalizar a situação de lotes e residências que ainda não possuem escritura. Legalmente, somente é considerado dono de um imóvel aquele que possui o registro devidamente homologado em cartório. Financiamentos habitacionais, para construção ou reforma, por exemplo, também só são permitidos quando o terreno for escriturado.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data: 30/06/2021
24 de Maio – Dia de Nossa Senhora Auxiliadora - Padroeira do Município de Iraí
Câmara aprova Moção de Congratulação à ACI pelos 80 anos de história
Aprovado projeto que cria novo cargo de vigilante no quadro geral do município
Clério Larentis propõe ajuda de custo a estudantes que cursam agropecuária em Alpestre
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Câmara aprova incentivos à saúde, homenagens e cobra transparência do Executivo
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m