O dia 20 de setembro, data histórica para os gaúchos, que liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre, iniciando a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de Independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos. Mas o que poucos sabem, é que, em 20 de setembro de 1935, data do Centenário da Revolução Farroupilha, também seria uma data histórica para a comunidade iraiense. Neste dia, era inaugurado o centro de tratamentos crenoterápicos Balneário Osvaldo Cruz, assim nomeado em homenagem ao médico sanitarista brasileiro Osvaldo Cruz.
Idealizado pelo engenheiro civil Antônio de Siqueira e projetado pela Comissão de Saneamento do Estado, no governo do General José Antônio Flores da Cunha, no ano de 1933, foi dada ordem para o início de execução da obra para construção do novo balneário, na administração municipal do prefeito Vicente de Paula Dutra.
Na época de sua inauguração era o mais moderno da América Latina no ramo de prestação de serviços de crenoterapia, com todos seus equipamentos oriundos da Alemanha. Sua edificação, em concreto armado e formato cilíndrico, lembram as antigas arenas romanas, sendo estrategicamente planejada pelo engenheiro civil Antônio de Siqueira para suportar a pressão das inúmeras inundações que o complexo sofre devido às cheias do rio do Mel.
A água mineral do balneário jorra de uma fonte rochosa com vazão de 3,8 litros por segundo e possui temperatura de 36,5ºC. É renomada mundialmente por ter recebido medalha de ouro em 1930, em Sevilha, na Espanha, por ocasião de uma exposição ibero-americana. Hoje é a segunda melhor do mundo e a melhor do Brasil em propriedades terapêuticas medicinais e rejuvenescedoras.
Dentre os serviços oferecidos pelo complexo Osvaldo Cruz estão atividades que vão desde a simples ingestão de águas minerais até uma piscina térmica para adultos e uma para crianças, salas com banheiras para hidromassagem (solteiro e casal), sala para aplicações de lamaterapia, chocoterapia, massagens, ducha escocesa e um grande parque florestal com uma área de 115.218, 15 metros quadrados, propício para a prática de caminhadas ao ar livre.
O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Martins, em nome do Poder Legislativo parabeniza todos os funcionários que fizeram e fazem parte da história do balneário, bem como os atuais funcionários, a Administração pelas constantes melhorias e toda comunidade.
Através da Lei Nº 2912 de 28/11/2016, de autoria do vereador Gilson Conzatti, o Balneário Osvaldo Cruz torna-se o símbolo do município de Iraí.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 20/09/2021
24 de Maio – Dia de Nossa Senhora Auxiliadora - Padroeira do Município de Iraí
Câmara aprova Moção de Congratulação à ACI pelos 80 anos de história
Aprovado projeto que cria novo cargo de vigilante no quadro geral do município
Clério Larentis propõe ajuda de custo a estudantes que cursam agropecuária em Alpestre
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Câmara aprova incentivos à saúde, homenagens e cobra transparência do Executivo
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m